Saiba como liberar espaço no celular definitivamente deixando seu processamento mais rápido e leve

Anúncio

 

Cada vez mais os novos celulares têm uma capacidade de armazenamento maior, mas algumas pessoas ainda sofrem com a necessidade de liberar espaço no celular.

À medida que os smartphones se tornam mais poderosos e capazes de executar uma variedade de aplicativos e recursos, o armazenamento interno acaba se tornando limitado para acomodar todos os arquivos, aplicativos, fotos, vídeos e outros dados que os usuários desejam manter em seus dispositivos.

Veja abaixo meios fáceis de liberar espaço no celular:

Anúncio

 

1- Exclua alguns arquivos:

Pode parecer meio óbvio, mas é importante que de tempos em tempos você revise sua galeria e pastas para ver o que pode ser excluído. Já que muitos arquivos acabam se perdendo e alguns aplicativos como WhatsApp, tem sua própria pasta de armazenamento, fazendo com que algumas imagens e vídeos fiquem duplicados em 2 pastas diferentes.

2- Exclua Aplicativos:

Quando compramos um celular novo é comum vir alguns aplicativos que acabamos não usando. Ou até mesmo aqueles aplicativos que baixamos para testar e acaba ficando esquecido no aparelho. Por isso abra seu “menu” e veja quais apps estão apenas ocupando espaço e não estão sendo utilizados.

3- Nuvem:

Armazenar arquivos na nuvem não é só uma forma de liberar espaço no dispositivo, mas também de proteger seus registros e documentos caso algo aconteça com seu aparelho. Existem diversos serviços como Google drive, iCloud, Amazon Cloud Drive, OneDrive entre outros que podem te ajudar nessa tarefa.

4- Cartão SD: 

Se o seu aparelho permite uma expansão da memória, pense sobre adquirir um cartão de memória. Alguns SD’s podem ter sua capacidade de armazenamento maior que do próprio celular. Veja se seu modelo de aparelho possui entrada para cartão Micro SD e considere esta opção.

5- Apps para gerenciar armazenamento:

Existem aplicativos de gerenciamento de armazenamento disponíveis que podem ajudar a identificar e limpar arquivos desnecessários, caches de aplicativos e outros itens que ocupam espaço em seu dispositivo. Esses aplicativos podem ajudar a liberar espaço e otimizar o armazenamento do seu telefone. Busque na sua loja de aplicativos.

6- Limpe o Cache dos aplicativos:

Os “caches” de aplicativos são arquivos temporários armazenados em seu dispositivo para acelerar o carregamento e o desempenho. Entretanto, com o tempo, os caches podem ocupar uma quantidade significativa de espaço em seu dispositivo. Principalmente os que você usa com frequência, como redes sociais, navegadores da web, aplicativos de streaming de música/vídeo, entre outros.

Ao limpar esses caches, você pode liberar espaço valioso em seu armazenamento interno.

7- Desative as atualizações automáticas:

As atualizações de software podem ser bastante pesadas e ocupar uma quantidade significativa de armazenamento em seu dispositivo. Desativar as atualizações automáticas permite que você escolha quando atualizar seu sistema operacional e seus aplicativos, possibilitando que você gerencie melhor o espaço disponível.

No entanto, é importante lembrar que a desativação das atualizações automáticas também tem algumas desvantagens como melhorias, correções de bugs e medidas de segurança importantes. Por isso, avalie a sua necessidade em desativar esta função.

8- Utilize a função de visualização única do WhatsApp:

Agora você pode enviar fotos, vídeos, e áudios no WhatsApp que poderão ser visualizados somente uma vez. Além de proteger suas informações, não é necessário armazená-las no seu aparelho, contribuindo para sobrecarregar com arquivos desnecessários.

Liberar espaço no celular
Google Imagens (Liberar espaço no celular)

Como liberar espaço no celular?

Liberar espaço no celular é uma tarefa essencial para manter o bom funcionamento do dispositivo e garantir que você tenha espaço suficiente para armazenar seus arquivos e aplicativos importantes.

Siga essas 7 dicas e fique sempre atento ao gerenciamento de armazenamento para garantir que seu celular esteja sempre otimizado e pronto para uso.

 

Luiz Gustavo Siqueira

Luiz Gustavo Siqueira