Web 4.0 conheça a nova era

advertising

A Web 4.0 é a nova era da internet, vamos te mostrar a evolução e as suas principais características.

Na década de 90 foi quando tivemos o “boom da internet”, naquele momento foi que todo mundo começou a ficar conectado, mas ela era muito diferente do que temos hoje.

Quando você quer pesquisar alguma coisa, usa um buscador comum para tirar qualquer dúvida que tenha. Em poucos segundos você já vai encontrar centenas de artigos falando sobre o assunto.

Desde o início da internet até agora muita coisa mudou. Falando sobre isso, podemos nos aprofundar nas gerações e fases da Web, que nada mais é do que a série de documentos e informações acessadas na rede.

Para fazer isso, vamos te explicar mais sobre o conceito das fases da Web, começando pelo início da internet até os tempos atuais.

advertising

 

Início da internet até a Web 4.0

 

A internet foi inventada durante a Guerra Fria entre Estados Unidos e a União Soviética, na década de 1960. Empresas enxergaram o potencial dessa nova tecnologia e desenvolveram paralelamente redes de comutação de pacotes, que seria a transferência de dados em um circuito de compartilhamento de informações.

Em meio a essa aplicação, surgiu o internetworking, que era a união de redes individuais em uma espécie de conglomerado de redes. Eles usavam a Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET).

A ARPANET foi a primeira a conseguir, de fato, se conectar a distância entre redes. Durante os anos 1969 e 1971, cerca de quinze sites faziam parte da sua comutação de pacotes. O termo internet começou a ser usado apenas em 1974, na intenção de abreviar o internetworking.

Os anos foram passando e a ARPANET foi se expandindo. Nesse contexto surgiu a World Wide Web como um sistema de documentos de hipermídia usado pela Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).

Apenas em 1991, a Web ficou disponível para pessoas de fora da CERN. Nessa hora que a internet caiu nos braços da população mundial, principalmente com a criação de e-mails, fóruns e sites dos mais diversos tipos.

 

Da Web 1.0 à Web 4.0

 

Com a Web os usuários podem acessar imagens, vídeos, textos e sons. Simplesmente fazendo uma pesquisa simples em um buscador.

Falando em termos básicos, podemos dizer que a Web é basicamente tudo o que está disponível online em meios digitais, mas desde a sua concepção até os dias atuais, muitas coisas foram transformadas.

 

Web 1.0

 

Na primeira fase da internet, tudo era muito estático. As informações ficavam paradas na tela e não permitia nenhum tipo de interação, servindo apenas para a leitura.

Nesse momento, as possibilidades que o usuário tinha de interação ou dinâmicas eram muito restritas e as páginas não traziam inovações.

 

Web 2.0

 

A segunda fase da Web já permitia ao usuário fazer mais internações nas paginas da internet. Essa geração ficou marcada pela maior participação das pessoas, sendo a que teve mais avanços em termos de colaboração das pessoas.

Com ela, passou a ser possível fazer comentários, compartilhamentos, envio de imagens e arquivos maiores ganharam destaque. Foi nesse momento que surgiram os primeiros blogs e fóruns e isso garantiu o envolvimento de milhares de pessoas.

 

Web 3.0

 

Nesta terceira fase o usuário passou a ser peça fundamental de todo o processo. A internet é movida pela personalização e está disponível para atender todas as necessidades que as pessoas que estão usando precisam.

Podemos dizer que a palavra-chave da Web 3.0 é marketing, pois o usuário fornece dados e o algoritmo responde com exatamente o que ele está buscando no momento.

 

Web 4.0

 

Aqui chegamos ao futuro da internet, e já tem muitas tendências e especulações que estão sendo discutidas. Em toda mudança de geração tivemos alguma grande questão marcante e pontual que foi melhorada.

A próxima grande questão a ser trabalhada pode ser uma maior interatividade e marketing segmentado em boa parte de suas ferramentas.

Podemos esperar Web 4.0 muito mais personalizada e nichada, dessa forma, compreendendo que cada usuário é único em todos os aspectos.

Outra tendência que precisávamos ficar de olho na Web 4.0 é a inclusão mais forte de inteligência artificial para atender mais demandas.

Luiz Gustavo Siqueira

Luiz Gustavo Siqueira