7 dicas de cuidados pet no inverno
Você sabia que seu amigo precisa de uma atenção especial com a chegada das temperaturas mais frias? Veja agora 7 dicas de cuidados pet no inverno para aquecer quem você mais ama.
7 dicas de cuidados pet no inverno
1- Banhos
É muito comum se perguntar se devemos ou não dar banho nos nossos pets no frio, afinal eles ficam mais dentro de casa e geralmente passam boa parte do dia dormindo. Mas sim, é importante continuar os cuidados de higiene normalmente, atentando apenas a temperatura da água e uma boa secagem dos pelos para prevenir fungos.
2- Exercícios
Como falamos no tópico acima, é comum que nossos pet durmam mais no inverno, mas isso não significa que eles não precisam praticar exercícios, principalmente os pets de mais idade. Procure estimular brincadeiras dentro de casa como jogar bolinhas e esconder brinquedos, e de preferência aos passeios em horários de mais sol.
3- Roupa
Alguns pets, principalmente os de pelos curtos, necessitam de uma roupa para se protegerem do frio. Procure escolher roupinhas que sejam confortáveis, que permitam que seu pet faça suas necessidades normalmente.
4- Vacinas
Elas são importantes em todas as estações, ainda mais no frio quando a imunidade do pet pode estar mais baixa. As vacinas protegem seu amigo contra doenças como a gripe e a tosse dos canis, por exemplo.
5- Camas
Certifique-se que a caminha do seu pet esteja longe de janelas e portas, onde possa haver corrente de ar. Coloque cobertores extras para garantir que seu pet fique mais aquecido.
6- Alimentação
No inverno seu animal pode necessitar de uma quantidade de comida maior para se aquecer, essa mudança é recomendado ser feita com o auxílio de um veterinário, para que seu pet não fique com sobrepeso.
Você pode misturar um pouco de água morna na ração úmida do seu gato ou cachorro, isso fará com que ele hidrate mais e se aqueça ao mesmo tempo.
7- Pelos
Com o uso das roupinhas, é preciso ter um cuidado maior com cães e gatos de pelo longo, já que as roupas facilitam a criação de nós, que são muito doloridos para eles. Por isso, sempre escove seu pet ao menos 1 vez ao dia, isso garantirá que o pelo não se embole.
Agora você já sabe os principais cuidados pet no inverno
Se atente a qualquer comportamento estranho do seu amigo nesta estação. Caso note alguma diferença leve-o imediatamente para uma clínica veterinária, não faça remédios caseiros nem espere por uma melhora muito tempo. Somente um profissional poderá avaliá-lo da maneira correta e oferecer um tratamento eficaz.