Anúncio

A redução da jornada do trabalho, já imaginou como seria poder trabalhar apenas quatro vezes na semana? Um sonho que todos tem, trabalhar pouco e ganhar bem.

Com a pandemia do covid-19 muitas empresas tiveram alguns resultados impressionantes, devido à redução de dias trabalhados, e até mesmo o trabalho home office que aconteceu por conta do distanciamento que as pessoas precisavam manter o distanciamento. Isso se tornou um fruto da pandemia praticamente.

Saiba mais sobre a redução da jornada de trabalho
Fonte: (Google Imagens) mais sobre a redução da jornada de trabalho

Teste Realizados na redução da jornada de trabalho.

Alguns países já iniciaram esse teste, como EUA e Irlanda. “Foram feitos teste de seis meses em 33 empresas que foram voluntarias em 2022.

Os resultados foram bem impactantes no desempenho dos funcionários além do bem-estar de cada um.

Anúncio

Os profissionais que foram admitidos ao teste experimentaram uma diminuição na carga horária de trabalho e afirmaram sentir menos estresse e fadiga, além de uma maior satisfação no ambiente de trabalho.

Eles também relataram um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e uma sensação geral de contentamento.

Foram feitos testes também na Bélgica, Japão, Espanha, Austrália e Nova Zelândia, e os resultados foram bem promissores para as empresas que desenvolveram os testes.

Outros países estão optando em realizar essas experiências de uma jornada de trabalho mais curta na semana também, Portugal é um deles.

Sabemos que Portugal é um dos países onde os trabalhadores têm suas jornadas de 40 horas semanais. Mais de 70% dos trabalhadores trabalham muito mais do que a jornada normal.

“Até o momento, cerca de noventa empresas em Portugal optaram em a essa iniciativa, que já está marcado para se iniciar em junho!”

As regras são claras, as empresas que optaram pela experiência, não podem reduzir o salário, somente a carga horária de trabalho.

Neste caso, o governo planeia destinar um investimento de aproximadamente 350 mil euros para financiar uma iniciativa de redução da jornada de trabalho. Essa quantia será utilizada para cobrir os custos relacionados à conclusão do teste.

Redução de Jornada de trabalho no Brasil?

Mas essa realidade não é para todos os trabalhadores, aqui no Brasil essa proposta ainda não saiu do papel.

Algumas empresas optaram pelo projeto aqui no Brasil. Porém elas precisam ter uma cultura organizacional bem flexível. A organização precisa ter esse perfil de mudanças para que ocorra o processo de redução de trabalho.

Aqui no Brasil temos essas empresas que adotaram a iniciativa da redução.

“A Winnin, Startup de software do Rio de Janeiro aplicou o modelo em 2021. Foi aplicado em todas as áreas da empresa, para torná-la mais produtiva e reter mais funcionários.

“A Gerencianet, conta digital para negócios com sede em Ouro Preto, em Minas Gerais. O modelo foi implementado em 2022, o intuito da empresa é dar mais benefícios de qualidade de vida aos funcionários.

Os departamentos que mais se ajustam a essa mudança.

“Os departamentos de tecnologia e os escritórios foram os responsáveis pelos avanços rumo a redução de jornada “

Usaram algumas táticas fáceis e rápidas que ajudam os colaboradores se concentrem unicamente em realizar suas tarefas e conseguirem no que precisar ser concluído e assim diminuir as horas trabalhadas.

Em outros setores, que não sejam áreas de administrativas ou TI, é possível diminuir a cagar horaria de trabalho também.

A movimentação para que diminua a carga horária e os colaboradores possam trabalhar menos está ganhando força. Mas não se é vista como uma prática padrão.

Para que essa mudança ocorra exige muita confiança entre líderes e os seus colaboradores. Pois continuaram com prazos e demandas de trabalho, e a expectativas é de que mesmo em quatro dias de trabalhos consigam realizar a demanda.

Muitos profissionais estão acostumados com o tradicional e pode ser um pouco difícil para algumas empresas.

Seus benefícios:

Os benefícios que traz essa jornada aos profissionais além do bem-estar, da qualidade de vida, eles conseguem ter mais tempo em família e para se cuidar, estudar, um tempo diferente para se sentir bem.

Fazendo assim eles aumentarem a sua produtividade e conseguir desenvolver o trabalho pedido pelas empresas.

Luiz Gustavo Siqueira

Luiz Gustavo Siqueira